domingo, 11 de outubro de 2020

O Marxismo Autogestionário: livro discute a essência e história do marxismo autogestionário

 



Acaba de ser lançado o livro O Marxismo Autogestionário, organizado por Nildo Viana, contendo análises do surgimento do marxismo autogestionário, as principais teses, os principais representantes teóricos, a sua atualidade, a sua manifestação na França e Brasil, entre outros elementos. Uma obra imperdível para quem se interessa pelo marxismo autogestionário.


O Marxismo Autogestionário é uma corrente marxista recente, cujo surgimento ocorre após as lutas sociais do Maio de 1968 na França. A ideia de autogestão se torna fundamental para explicitar o projeto de sociedade da nova tendência, que resgata a autêntica concepção de Karl Marx – deformada pela social-democracia e bolchevismo, bem como pelos países e partidos autodeclarados socialistas e comunistas – e o comunismo de conselhos. A presente obra analisa a origem histórica do marxismo autogestionário, seus antecedentes, o conceito de autogestão, as experiências autogestionárias, os principais representantes teóricos da nova tendência e sua presença na atualidade. A obra expressa uma análise do marxismo que emerge a partir das lutas sociais do final dos anos 1960 e se manifesta até os dias de hoje. A importância teórica do marxismo autogestionário é indiscutível e isso justifica a presente obra.


 Texto da orelha:

O marxismo é extremamente mal compreendido. A diversas tendências que se autodeclaram “marxistas”, desde os stalinistas até os seus arqui-inimigos, os trotskistas, passando por maoístas, guevaristas, gramscistas, kautskistas, entre diversos outros, apenas aumentam a confusão em torno dele. Muitos estranhariam a afirmação de que nenhuma dessas concepções são marxistas. Essa afirmação é realizada pelos representantes do marxismo autogestionário, que qualifica todas essas concepções como pseudomarxismo. Portanto, a presente obra é leitura fundamental para quem quer compreender o marxismo em geral e o marxismo autogestionário em especial. Os autores são, eles mesmos, representantes do marxismo autogestionário e, por conseguinte, são os mais adequados para discutir e analisar o desenvolvimento da tendência da qual fazem parte. É uma leitura indispensável para quem quer compreender a história do marxismo e suas formas de desenvolvimento, especialmente a sua forma contemporânea.


Informações: http://edicoesredelp.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário